Battlefield 4 é um jogo de tiro na primeira pessoa. Battlefield 4 é o décimo terceiro titulo da série e uma sequela de Battlefield 3 de 2011. Foi produzido pela EA Digital Illusions CE e publicado pela Electronic Arts entre Outubro e Novembro de 2013 para Microsoft Windows, PlayStation 3, Xbox 360, PlayStation 4 e Xbox One.
Em Julho de 2012, Battlefield 4 foi anunciado não oficialmente, depois de ter sido publicitado que os clientes que fizessem a pré-reserva de Medal of Honor: Warfighter teriam acesso antecipado à beta de Battlefield 4.
Jogabilidade
Battlefield 4 introduz várias mudanças comparando com Battlefield 3. O HUD é similar, composto com dois rectângulos compactos. O canto inferior esquerdo contém um mini-mapa para navegação, e em cima deste uma barra de notificações simplificada; o canto inferior direito inclui o contador de munições e a barra de energia. O mini-mapa assim como o ecrã principal, mostram símbolos para várias entidades: azul para aliados, verde para membros de grupo, e vermelho/laranja para inimigos.
Os jogadores podem agora usar armas com duas miras/telescópios, incluindo armas com vários tipos de disparo (e.g. disparo simples, disparo automático). Os jogadores conseguem "marcar" alvos - marcando a sua posição para os companheiros - durante a campanha (novidade na série Battlefield) assim como no multijogador, permitindo aos colegas eliminar ou suprimir os inimigos.
Em adição, o jogador tem mais capacidades de sobrevivência, como contra-atacar ataques físicos de frente, disparar com a arma secundária enquanto nada, e mergulhar para debaixo de água para evitar ser detectado pelo inimigo. A campanha também usa veículos para o jogador poder atravessar pequenas secções do género de jogos em mundo aberto.
Multijogador
Foi confirmado que no multijogador de Battlefield 4 há três facções jogáveis (Estados Unidos, China e Rússia) e até 64 jogadores simultâneos no próprio servidor de PC,PlayStation 4 e Xbox One. Também está confirmado o retorno do "Modo Commander" visto pela última vez em Battlefield 2142, que dá a certos jogadores (um por equipa) uma visão de todo o mapa e a capacidade de dar ordens aos companheiros de equipa. Além disso, o comandante pode observar a batalha através dos olhos dos jogadores no campo, fazendo com que ele coloque veículos e ordene ataques com mísseis em alvos inimigos. Um modo espectador também foi confirmado. Permitindo aos jogadores "espectadores" verem os outros em primeira ou terceira pessoa. Tal como o uso de uma câmara livre para se deslocar em torno do mapa a partir de qualquer ângulo.
Em Junho de 2013 durante a E3, a DICE mostrou o mapa "Siege of Shanghai", colocando o Exército de Libertação Popular contra o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos. A demo mostrava o modo "Commander"; novas armas e novos veículos; e a mecânica "Levolution". O video mostrava vários exemplos de "Levolution", incluindo: um jogador a destruir um pilar de suporte por forma a encurralar um tanque inimigo; um enorme arranha-céus a desmoronar-se no centro do mapa (com um dos objectivos no ultimo piso), criando uma enorme nuvem de pó e trazendo o objectivo para junto do chão.
"Levolution" também inclui outros efeitos como disparar contra um extintor para encher uma divisão interior de nuvens, alarmes automóveis que podem ser iniciados, detectores de metais que se desligam, ou cortar a electricidade de um quarto para reduzir a visibilidade. A mecânica "Levolution" está incluída em todos os mapas.
A lista completa de mapas foi revelada em 7 de Setembro de 2013. O jogo base tem dez mapas: "Siege of Shanghai", "Paracel Storm", "Zavod 311", "Lancang Dam", "Flood Zone", "Rogue Transmission", "Hainan Resort", "Dawnbreaker", "Operation Locker" e "Golmud Railway".
Novos modos entre outros que voltam a ser usados também foi revelado no mesmo dia pela DICE, e afirmando que "todos os modos são usados em todos os mapas". Os modos incluem os clássicos Battlefield "Conquest", "Domination" e "Rush"; enquanto acrescentam dois novos "Obliteration" e "Defuse", juntamente com os tradicionais como "Team Deathmatch" e "Squad Deathmatch".
Sinopse
A campanha de Battlefield 4 ocorre em 2020, seis anos depois do seu antecessor. As tensões entre a Rússia e os Estados Unidos estão num ponto muito elevado, devido a um conflito que já dura à seis anos. Para mais, a China também está prestes em entrar em guerra, com os planos de Almirante Chang de retirar o atual governo chinês do poder; e se for bem sucedido, os russos terão todo o apoio dos chineses, incluindo assim a China na guerra com os Estados Unidos.
O jogador controla Sgt. Daniel "Reck" Recker, um membro do "Grupo de Combate 'Tombstone'". Os seus colegas incluem: o líder do grupo Sgt. Dunn, o segundo em comando Sgt. Kimble "Irish" Graves e o médico no terreno Sgt. Clayton "Pac" Pakowski. Muito cedo na campanha, junta-se à Tombstone o operacional da CIA Laszlo W. Kovic, e a agente dos serviços secretos chineses Huang "Hannah" Shuyi.
Comentários