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Grand Theft Auto V

Grand Theft Auto V (frequentemente abreviado para GTA 5) é o próximo jogo de ação-aventura em mundo aberto em desenvolvimento pela Rockstar North, desenvolvedor de jogos no Reino Unido, e será publicado pela Rockstar Games. O jogo será o primeiro grande título da série Grand Theft Auto desde Grand Theft Auto IV (2008) e a continuação do universo fictício que foi introduzido nesse jogo. Décimo quinto jogo da série, em Grand Theft Auto V a história irá decorrer na cidade fictícia de Los Santos, no estado de San Andreas e nos seus arredores, baseada na moderna Los Angeles e na Califórnia do Sul. Los Santos era uma das três cidades do jogo Grand Theft Auto: San Andreas, lançado em 2004.
De acordo com a Rockstar, Grand Theft Auto V será o seu maior jogo de mundo aberto até à data. A história irá concentrar-se "na busca do todo poderoso dólar." Pela primeira vez na série Grand Theft Auto, em GTA V existem três protagonistas jogáveis.
Depois de muita especulação, Grand Theft Auto V foi anunciado oficialmente em 25 de Outubro de 2011. O vídeo de estreia do jogo foi lançado em 2 de Novembro de 2011. A primeira demonstração do jogo foi revelada à imprensa a 11 de Outubro de 2012. O segundo video de GTA V foi anunciado em 5 de Novembro de 2012 e lançado a 14 de Novembro de 2012, e a 30 de Abril de 2013, a Rockstar divulgou mais três vídeos do jogo, cada um a focar um dos três principais protagonistas. A 9 de Julho de 2013, a Rockstar mostrou o primeiro video com a jogabilidade de Grand Theft Auto V.
Um jogo extremamente aguardado, Grand Theft Auto V será lançado em 17 de Setembro de 2013 para PlayStation 3 e Xbox 360. As versões para PC e Wii U estão a ser estudadas pela Rockstar, mas ainda sem anuncio oficial.
Jogabilidade
Em Grand Theft Auto V existem "quase todas as mecanicas" encontradas em jogos anteriores da série. O mundo GTA V é maior do que os mundos de Red Dead Redemption,Grand Theft Auto: San Andreas e Grand Theft Auto IV juntos e estará todo desbloqueado desde o inicio do jogo. Áreas no mundo incluem frentes de praia, montanhas, deserto, uma região "Salton Sea", uma base militar e subúrbios. O fundo do oceano é totalmente detalhado e pode ser explorado.
A história de GTA V é contada através de três protagonistas controlados pelo jogador: Michael, Trevor e Franklin, cujas histórias se interligam ao completarem missões juntos. Durante as missões da história, o jogador pode alternar entre os protagonistas à medida que eles trabalham juntos para atingir um objectivo; numa das missões, Michael faz rappelpela lateral de um edifício, Franklin dá cobertura atirando com um fuzil de precisão e Trevor conduz o helicóptero de fuga. Assaltos e roubos de bancos são um dos grandes temas do jogo. O jogador também pode recrutar membros para a equipa, e estes personagens adicionais podem se especializar em várias áreas como condução, armas, técnico, etc. Quanto mais perito for o membro maior será a sua recompensa depois do assalto. Podem ser contratados personagens com menos perícia, mais baratos, mas as hipóteses de sucesso também diminuem. Adicionalmente, se for usado o mesmo membro em várias missões de assaltos, as suas características melhoram; se sobreviverem.
Fora das missões, o jogador é livre de trocar entre os protagonistas e explorar o mundo aberto do jogo, que inclui um ecossistema, de pleno direito. O zoom da câmara fica numa perspectiva "estilo-Google Earth" ao mudar de personagens e depois cai naquele que é escolhido. Mesmo quando o jogador não está a controlá-los, cada personagem continua a sua própria vida em Los Santos, você pode encontrá-lo e brigar com ele, mas não será capaz de matá-lo, o máximo é bater até que ele seja levado ao hospital e quando você for controlar ele, ele vai estar no hospital se recuperando. Como qualquer um dos protagonistas, o jogador pode participar em atividades como ioga, triatlo, Jet Ski, BASE jumping, caça, tênis, golfe, mergulho ou ir ao ginásio. Cada personagem terá passatempos exclusivos, que podem ser preenchidos com os amigos dos protagonistas. O sistema de namoros de GTA IV não regressa, mas a personalização tipo RPG de San Andreas estará presente, incluindo mudar a roupa de cada personagem, personalização de veículos e armas. Os personagens podem "espetar o dedo", algo "que a Rockstar recomenda fazer em várias circunstâncias para ver as diferentes reacções das pessoas". Dependendo da zona, as pessoas reagem de forma diferente.
As personagens têm características de perícia distintas, sendo classificadas por energia, disparo, força, stealth, voo, condução, mecânica, capacidade pulmonar, etc. As características podem ser melhoradas dependendo do uso, por exemplo, quanto mais for usada uma certa atividade, como correr, saltar ou conduzir, mais adepto o personagem ficará dela. No entanto cada um tem uma característica especial: Franklin consegue abrandar o tempo enquanto conduz, Trevor consegue causar o dobro do dano e receber metade de dano e tem um ataque corpo-a-corpo único e Michael tem uma versão própria do Bullet Time (estilo Max Payne 3 ou o modo Dead Eye de Red Dead Redemption). Estas características especiais têm uma barra que se preenche lentamente após o uso.
O telefone celular introduzido em GTA IV regressa, mas muitas de suas características foram alteradas. O telefone móvel, com o nome iFruit, é usado principalmente para atividades. O telefone contém aplicações, Internet e pode ser usado para tirar fotografias e posteriormente serem carregadas para o Rockstar Social Club. Haverá um sistema econômico "vibrante e divertido" e o jogador será capaz de comprar propriedades como em Vice City e Vice City Stories.
Disparar evoluiu "num longo caminho" em termos de sensação e mecânica e o combate corpo a corpo foi melhorado em relação aos títulos anteriores da série. O campo de visão é maior e as personagens podem correr e disparar ao mesmo tempo com total controlo sobre a mira para além de que se podem esconder e rebolar ao trocar de cobertura.
GTA V terá mais veículos do que em qualquer outro GTA até à data, incluindo uma variedade enorme de carros, veiculos pesados, motos, helicópteros, aviões, quadriciclos e jet ski's. Os carros irão segurar melhor o chão e a mecânica de condução vai-se sentir "mais como um jogo de corrida". A Rockstar diz que GTA V tem 5x mais peões que GTA IV.
Haverá "missões dinâmicas" - missões escondidas pelo mundo. "Indo pelo deserto, pode-se deparar com dois carros estacionados e uma série de corpos em volta ... investigue se quiser." Também pode se dar boleia a turistas a assaltar carrinhas de valores para ganhar dinheiro.
MultiPlayer
O multijogador em GTAV tem o nome de Grand Theft Auto Online. O multijogador terá "Crews" (equipes), similar a Max Payne 3. A nova funcionalidade do Social Club ligará vários títulos, começando com Max Payne 3 e GTA V. Ao jogar o multijogador de ambos os jogos, as equipes que o jogador faz num jogo passam para o outro. GTA V também permite aos jogadores criar equipes privadas com amigos, ou ligarem-se a equipas públicas. Os jogadores podem ser, no máximo, membros de cinco equipes ao mesmo tempo, e ao completar tarefas na equipe o jogadores recebe pontos de experiência. Em finais de 2012, a Rockstar afirmou que "redefinir o multijogador em mundo aberto em algo realmente muito especial" tem tido um enorme foco na produção de Grand Theft Auto V.
Premissa
Em Grand Theft Auto V, o jogador controla três personagens que têm as histórias interligadas. Michael é um ex-assaltante de bancos na casa dos quarenta anos que vive com uma família disfuncional, consequência da sua vida passada. Michael vive nos subúrbios de classe alta de Rockford Hills, baseado em Beverly Hills. Trevor vive sozinho num atrelado no deserto de Blaine County, à qual os seus comportamentos psicopáticos são alimentados pelas suas dependências às drogas. Trevor é ex-militar e um antigo companheiro de Michael. Franklin vive em Vespucci Beach (baseada em Venice Beach), como ladrão de carros para um armênio sem escrúpulos, dono de uma concessionária automóvel. Os três são atraídos para o submundo criminoso de Los Santos "na busca do todo-poderoso dólar".
De acordo com Dan Houser, cada um dos protagonistas é muito diferente de qualquer outro que apareceu na série Grand Theft Auto: Michael representa alguém que "venceu" na vida e agora tenta ajustar a sua vida depois da sua história ter chegado a um fim; Trevor teria sido um personagem coadjuvante mas foi redesenhado para o papel de protagonista; Franklin é alguém que nunca foi exposto à vida do crime até que aos eventos do jogo o levam a isso.

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