Metro 2033 é um horror first-person shooter vídeo game , baseado no romance Metro 2033 pelo autor russo Dmitry Glukhovsky .Ele foi desenvolvido pela 4A Games em Ucrânia e lançado em março de 2010 para Microsoft Windows e Xbox 360 . A PlayStation 3 versão foi planejado, mas finalmente cancelada. Em março de 2006, 4A Games anunciou uma parceria com Glukhovsky para colaborar no jogo. O jogo foi anunciado em 2009 no Games Convention em Leipzig . juntamente com um trailer oficial.
A sequela, Metro: Last Light , anteriormente chamado de Metro 2034 , foi lançado em 14 de maio de 2013, em América do Norte e 17 de maio de 2013 na Europa, Austrália e Rússia.
Jogabilidade
O jogo é jogado na perspectiva de Artyom, o personagem do jogador. A história se passa no pós-apocalíptico de Moscou , principalmente no interior do sistema de metrô , mas, ocasionalmente, missões de trazer o jogador acima do solo.
Como um tiro em primeira pessoa , Metro 2033 apresenta uma variedade de armas de fogo, alguns de ficção e alguns baseados em armas reais, que o jogador vai usar em combate. Combate à alterna entre os mutantes de combate jogador eo jogador lutando humanos hostis. Mutantes não possuem armas e tendem a atacar fisicamente o jogador em enxames, enquanto os seres humanos lutar com as mesmas armas disponíveis para o jogador. O jogo apresenta recarga de saúde ao invés de um tradicional saúde pontos system-se o jogador evita tomar dano por um período, a saúde vai lentamente recarregar, no entanto, o jogador pode acelerar esse processo usando um stim de um medkit, o que vai curar quase instantaneamente o jogador para a saúde integral.Quando o jogador está gravemente ferido, pode demorar mais de vinte segundos para retornar para a saúde integral.
No ambiente pós-apocalíptico, a munição é uma mercadoria rara e essencial. Pré-apocalipse munição militar-grade é usada como moeda, para evitar o "dinheiro de tiro", o jogador também pode usar balas de baixa qualidade feitas nos Metros. Devido à escassez de munição, um aspecto crucial do jogo é a limpeza. O jogador pode saquear cadáveres e ao meio ambiente para munição de reserva, bem como de armas e itens. A munição militar-grade pode ser usado para comprar outras munições, armas e itens dentro a maioria das estações de metrô.
Localizações do jogo refletem a atmosfera sombria de túneis de metrô reais, com elementos de horror de sobrevivência adicionados. Fenômenos estranhos e ruídos são freqüentes e, principalmente, o jogador tem que contar apenas com a lanterna (e, às vezes, os óculos de visão noturna) para encontrar o caminho de volta na escuridão de outra forma total. Ainda mais letal é a superfície, como é severamente irradiado e uma máscara de gás deve ser usado em todos os momentos devidos ao ar tóxico. Muitas vezes, os locais têm uma disposição complexa, e o jogo não tem qualquer forma de mapa, deixando o jogador para tentar encontrar seus objetivos apenas através de uma bússola.
Como Metro 2033 pretende ser envolvente, a jogabilidade e interface são um tanto atípico. O jogo não tem um medidor de saúde, contando com a freqüência cardíaca audível e respingos de sangue na tela para mostrar o estado atual de saúde do jogador. O jogador deve coletar filtros de ar para a máscara de gás, que duram vários minutos cada e são automaticamente substituídos desde que o jogador tem mais na reserva. Não existe um heads-up display indicador para dizer quanto tempo o jogador tem até filtros da máscara de gás começam a falhar, em vez disso, um temporizador no relógio de pulso do personagem mostra quanto tempo até que o filtro atual expira. A máscara de gás pode se tornar visivelmente danificado e irá parar de funcionar se perfurado, tendo de ser substituído. Com todas as armas, as balas são (parcialmente) visível, informando o leitor que sua arma está prestes a ficar sem munição e eles têm de recarregar. O jogo é uma característica esparsas tradicionais HUD elementos, como um indicador de munição. No entanto, a definição mais difícil dificuldade, há elementos do HUD estão presentes, e os jogadores têm de manter o controle de munição pelos clipes parcialmente visíveis e revistas.
Existem também algumas escolhas morais no jogo que dão pontos que levam a finais diferentes. Escolhas pode obter o jogador um bom ponto de, por exemplo, salvar prisioneiros de execução ou não fazer nada, enquanto alguns podem dar pontos morais negativos, como ser rude com as pessoas ou roubar.
Enredo
No final de 2013, uma guerra nuclear ocorreu. Rússia foi alvo de bombas atômicas, causando radiação grave em Moscou, forçando o resto das pessoas a viver no subterrâneo nas estações de metro de distância dos efeitos mortais de radiação. Muitos animais e seres humanos deixados para trás transformou em criaturas conhecidas como Dark Ones, que foram deixados de fora pelos próximos 20 anos.
Em 2033, Artyom (em russo: Артём), a 20-year-old sobrevivente do sexo masculino e um do primeiro nascido no metro, aprende a partir de um soldado de elite e caçador de mutantes, ou Ranger, chamado Hunter que um grupo de criaturas misteriosas que se refere o como os Dark Ones estão ameaçando seu posto de casa, VDNKh , no Metro .Hunter dá Artyom suas dog tags e diz-lhe que se ele não voltar, ele deve ir para Polis e apresentá-los para ver se eles vão ajudar a sua estação.
Artyom deve viajar através do território ocupado pelos soviéticos e um Quarto Reich , e infestado de mutantes, assim como a superfície mudou muito de Moscou. Uma vez no Polis, ele se encontra com um Ranger chamado Miller, que concorda em ajudá-lo. Miller sabe de um silo de mísseis conhecido como D6 que tem o poder de fogo necessário para destruir os Dark Ones. Artyom, Miller e vários outros Rangers reativar o centro de comando para os mísseis, e Artyom instala um sistema de orientação a laser em uma torre de rádio nas proximidades. Depois que o sistema a laser está instalado, Artyom experimenta uma alucinação vívida induzida pelos Dark Ones.
Após a alucinação, dois finais são possíveis, dependendo das escolhas do jogador faz durante o jogo. No final normal, Artyom permite que os mísseis de fogo, destruindo os Dark Ones. O final alternativo dá Artyom a escolha de destruir o dispositivo de orientação a laser, citando a realização de última hora que as trevas estavam realmente tentando fazer contato pacífico através das alucinações.
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